Monitoramento da umidade do solo: Entenda como essa técnica tem ajudado o Agro 4.0

A água desempenha um papel fundamental no comportamento dos solos. Tanto sua escassez, quanto abundância podem ser ruins, e até fatais, para as plantas, por isso o monitoramento do solo é essencial na agricultura. Quando a superfície está muito seca, as plantas podem murchar e morrer por falta de água e nutrientes, porém com o solo encharcado pode ocorrer a asfixia das raízes da plantação.

 

Por isso, se você está interessado em saber mais do porquê é importante o monitoramento da umidade do solo, confira o texto abaixo:

 

O que é umidade do solo?

 

É a quantidade de água presente na terra e ela pode variar dependendo de fatos como precipitação, evapotranspiração das plantas, drenagem do solo, entre outros.

 

Além disso, existem fatores que podem variar sua umidade como: textura, quantidade de matéria orgânica, densidade, temperatura, salinidade, profundidade, etc.

 

Quais as vantagens do monitoramento da umidade do solo?

 

Melhor crescimento das plantas


A umidade adequada é fundamental para o crescimento saudável das plantas. Monitorá-la pode ajudar os agricultores a garantir que suas plantas recebam a quantidade certa de água para se desenvolverem adequadamente.

 

Sustentabilidade e economia

 

Medir a umidade do solo permite que os agricultores forneçam a quantidade certa de água para suas plantas, evitando o desperdício de água. Isso é especialmente importante em áreas onde a água é um recurso escasso e caro.

 

Identificar problemas de drenagem

 

A monitorização regular pode ajudar a identificar problemas de drenagem, como solos excessivamente compactados ou mal drenados. Os agricultores podem tomar consciência de problemas e encontrar medidas para corrigir esses problemas e melhorar a saúde do solo e a qualidade da produção.

 

Determinar a melhor época para plantar
A medição pode auxiliar a encontrar o momento ideal para plantar suas culturas, garantindo que as plantas tenham a umidade necessária para germinar e crescer adequadamente independente da estação.

 

Eficiência de irrigação
Com essa tecnologia, é possível determinar as áreas do solo que precisam de mais ou menos irrigação e realizar ajustes para maximizar a produção e reduzir os custos de produção.

 

Melhorar a produtividade e qualidade da colheita

 

A umidade do solo pode afetar a produtividade e qualidade da colheita. Monitorar a umidade do solo pode ajudar os agricultores a garantir a quantidade certa de água para suas plantas, maximizando assim a produção e melhorando a qualidade da colheita.

 

Conclusão

 

O monitoramento da umidade do solo é uma técnica importante para a agricultura e tem se tornado cada vez mais frequente devido à acessibilidade de novas tecnologias. Suas vantagens são inúmeras como a garantia de um crescimento saudável das plantas, sustentabilidade, economia de água, identificação de problemas de drenagem, eficiência da irrigação e melhora da produtividade e qualidade de colheitas.

 

Se você, agricultor, se interessou pela otimização de seus processos e quer garantir uma produção mais eficiente e sustentável, entre em contato com a SELECT agora mesmo e solicite um orçamento. Não perca tempo e comece a colher os benefícios da automação agora!

1 comentário

  1. Erisvaldo em 17 de abril de 2024 às 09:36

    Otimo

Deixe um Comentário