
Seu chuveiro elétrico está dando choque? Veja como solucionar
Todos nós em algum momento já tivemos que usar uma toalha para conseguir desligar o chuveiro após o banho para tentar evitar os choques que o registro dava, não é mesmo?
E por ser tão comum acabamos associando isso como algo normal, e ignoramos o problema que estava acontecendo com o aparelho, e o risco que a falta de um aterramento pode causar. Entenda melhor sobre esse problema no próximo tópico.
Porque meu registro está dando choque?
Os famosos choques acontecem devido um componente que é responsável por esquentar a água do chuveiro: o resistor (popularmente chamado de resistência).
Ele por sua vez recebe a tensão para aquecer a água criando o “efeito Joule”, que é o aquecimento excessivo da resistência. Ao abrir o registro uma parte da corrente elétrica que escapa da resistência acaba indo para a água.
A água por sua vez estando 100% pura não conduz energia elétrica, mas quando junto de sais minerais é um dos melhores condutores. Como não existe na natureza água totalmente pura, na prática consideramos ela um condutor.
Sendo assim essa água energizada passa por todo o encanamento do chuveiro formando um circuito elétrico fechado nessa malha (chuiveiro, encanamento, registro) totalmente energizado!
A corrente elétrica sempre escolhe o caminho mais fácil para fluir, um corpo molhado possui pouca resistência e alta condutividade, por isso ocorre com frequência essas fugas de corrente quando encostamos no registro após o banho.
Posso morrer ao levar um choque do chuveiro elétrico?
Sim é possível, mas calma que não é frequente que isso ocorra. Para se ter ideia a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) publicou um anuário onde contabilizou os maiores causadores de choques elétricos fatais deste ano. Acompanhe a lista:
- Carregadores de celular: 15 mortes
- Tomadas e extensões: 25 mortes
- Eletrodomésticos: 52 mortes
E entre esses eletrodomésticos a maior vilã foi a geladeira (16 mortes) seguida de perto pela máquina de lavar (13 mortes). E pasmem! O chuveiro elétrico nem entrou no ranking, pois os acidentes fatais envolvendo choques no chuveiro são tão raros que praticamente não se teve um estudo sobre esse tema.
Mas mesmo que os acidentes fatais sejam raríssimos, esses “choquinhos” são bem irritantes, então borá aprender como resolver esse problema?
Como resolver o problema de choques no chuveiro?
Nos casos em que ocorre o choque é por conta de seu corpo estar fazendo a função de aterramento desse circuito, e isso só acontece quando a instalação elétrica do seu chuveiro não estiver com o aterrado adequado.
A solução para isso é simples: basta ligar o cabo terra (verde ou verde com tarja amarela pela norma NBR5410/2004) do seu chuveiro no sistema de aterramento da sua residência.
Por mais simples que seja, se assegure de fazer isso da maneira mais segura possível. O recomendado é que o sistema de aterramento seja projetado por um especialista, e isso é um caso para engenheiros eletricistas.
O aterramento elétrico é de extrema importância quando falamos em projetos ou instalações de equipamentos elétricos, pois ele é um sistema de proteção, que direciona as eventuais correntes de fuga para à terra.
O fenômeno da corrente elétrica só ocorre quando existem diferenças de potenciais, neste caso, a corrente vai do maior, para o menor potencial, sendo assim, toda corrente de fuga, dissipada do equipamento ou do circuito elétrico, vai para à terra, pois tem potencial próximo de zero, protegendo os usuários dos equipamentos dos eventuais choques.