6 aplicações da automação para transformar sua casa inteligente

A domótica surgiu nos anos 80, com o objetivo de controlar de forma interligada a segurança, iluminação e climatização dos edifícios, como por exemplo, acender as lâmpadas automaticamente quando alguém passasse no ambiente.

 

Mesmo que o conceito de automação continue o mesmo atualmente, a diferença é o contexto das muitas outras funções que é possível automatizar, isso se dá graças ao avanço tecnológico da indústria 4.0.

 

Você sabe como a domótica pode ser aplicada para tornar sua casa inteligente? Leia a seguir para saber mais sobre as aplicações da automação residencial que podem ser feitas em seu lar. Você verá:

  • O que eu posso automatizar em minha casa?
  • Iluminação residencial;
  • Automação de persianas e cortinas;
  • Segurança residencial;
  • Controle de temperatura;
  • Eletrodomésticos inteligentes;
  • Irrigação inteligente.
  • Como inovar?

 

O que eu posso automatizar em minha casa?

 

A automação pode ser implementada em tudo que tiver conectividade elétrica, desde luzes até mesmo eletrodomésticos. Para entender melhor sobre o assunto, podemos separar a domótica em soluções básicas e avançadas.

 

Imagine

 

Imagine que você tem uma cafeteira elétrica e conecta um dispositivo inteligente entre o cabo de energia da cafeteira e a tomada, possibilitando assim que quando você acordar, seu café já está pronto, diminuindo as suas tarefas antes de sair para o trabalho.

 

Esse dispositivo pode ser acessado via bluetooth ou wi-fi, onde através de um aplicativo para o seu smartphone, você consiga agendar eventos para ligar automaticamente em dias e horários de sua escolha.

 

Muitos dispositivos eletrônicos já são inteligentes, ou seja, permitem que o usuário gerencie e controle suas funções pela conexão da rede.

 

Indo além

 

Agora pensando em soluções mais avançadas para uma casa inteligente, é necessário fazer a integração de diversos sistemas e equipamentos de toda residência que serão conectados a uma central via wi-fi ou por cabo ethernet.

 

Essa conexão permite que o morador gerencie e controle todos os dispositivos que a compõem. Você já pensou em ligar ou desligar as luzes que você deseja apenas dizendo: “Ligue a luz da cozinha” ou “Apague a luz da garagem”? Muito legal controlar a sua casa apenas com um toque no seu smartphone ou pela sua voz, não é?


Para saber mais sobre a domótica, leia também: Automação Residencial: Conheça 5 pontos importantes que fazem toda a diferença na hora de executar o projeto

 

6 aplicações da automação residencial

 

A seguir serão apresentadas algumas das aplicações da domótica para transformar a sua casa em uma casa inteligente.

 

Iluminação Residencial

 

Com a automatização da iluminação residencial é possível escolher quais luzes se acendem ou apagam através da interface de seu smartphone, tablet, displays touch screen e até mesmo por comandos de voz, oferecendo a possibilidade de controlar a intensidade da iluminação do ambiente, criando um “clima” mais acolhedor, mais relaxante ou mais alegre de acordo com a sua preferência.

 

Além disso é possível também controlar a acender e apagar das luzes através de temporizadores e sensores que detectam quando está escurecendo.

 

Esse tipo de automação é considerado um dos pontos mais interessantes quando o assunto é economia de energia, pois com ele, é possível gerenciar e monitorar quais cômodos estão com o circuito de iluminação acesos, podendo desligar todas as luzes ou as que não estão sendo utilizadas com apenas um toque.

 

Automação de Persianas e Cortinas

 

A automação de persianas e cortinas permite ao morador fazer a abertura e fechamento de cortinas e persianas de um ambiente com um único botão, por voz ou até mesmo controlar de forma integrada com os cenários de iluminação.

 

Isso ocorre, porque os sensores de luminosidade possibilitam que, ao chegar um determinado nível de iluminação natural, as persianas ou cortinas se abram como e quando você desejar, garantindo um ar moderno, elegante e, principalmente, otimizando o gasto de energia com iluminação.

 

Segurança e Domótica

 

A automação da segurança residencial pode abranger vários aspectos para garantir a segurança de seus familiares e imóvel.

 

Sendo possível contar com sensores capazes de detectar e contatar o morador e o corpo de bombeiros em casos de vazamento de gás, vazamento de água, fumaça ou pequenos incêndios, acionando alguns recursos para contornar a situação até a tomada de providências.

 

Esse sistema também é utilizado para a detecção de possíveis invasores e violações em portas e janelas, executando ações inibidoras como alarmes e acionando a polícia, garantindo assim a sua segurança e tranquilidade quando você não estiver em sua casa.

 

Também há o uso de câmeras de segurança inteligente, que melhoram o seu sistema de monitoramento de segurança residencial, com imagens em tempo real em alta definição, modo noturno e armazenamento em nuvem, podendo ser acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar, sendo necessária apenas a conexão com a internet.

 

Assim como fechaduras inteligentes, que possibilita você a trancar e destrancar as portas utilizando seu smartphone e o reconhecimento por impressão digitais das pessoas que você permite o acesso em sua casa.

 

Controle de Temperatura

 

A domótica pode estar presente na automatização do seu sistema de ar condicionado ou aquecedor. Isso te proporciona o conforto de encontrar o seu lar sempre com temperatura e umidade agradáveis.

 

Com ele você terá total controle sobre a temperatura que desejar em cada ambiente, como quartos, sala, banheiro, entre outros, onde através de uma interface, você poderá monitorar e controlar todos os equipamentos de qualquer lugar utilizando o seu smartphone ou até mesmo por comando de voz.


Os sistemas de controle de temperatura podem ser programados para serem ligados automaticamente em horários programados ou quando a temperatura e umidade do seu ambiente atingir um nível pré-estabelecido, acionando o ar condicionado, aquecedor ou ventilador, regulando o clima da casa de maneira automática.

 

Com este recurso é possível chegar em casa em um dia de calor e encontrar a casa com um clima fresco e agradável, mais confortável para o seu descanso, o mesmo vale para climas mais frios.

 

Eletrodomésticos inteligentes

 

É possível ter vários dispositivos executando tarefas simples de maneira programada.

 

Embora sejam simples, existem pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença no seu cotidiano, como ter a casa limpa e aspirada por um aspirador de pó robô; acordar pela manhã com o café pronto na cafeteira; escrever lembretes ou lista de compras controlados pela própria geladeira; controlar os processos da lavadora de roupas para secar, fazer outro enxágue ou deixar de molho as peças pelo celular; ligar a TV, controlando o seu volume, canal desejado ou abrir a plataforma de streaming desejada por voz; controlar o sistema de som ambiente da casa, entre outras muitas aplicações existentes.

 

Irrigação Inteligente

 

O mau uso da água pode resultar em lucro e rendimento diminuído.

 

Assim, a implementação da irrigação inteligente em seu jardim ou horta permite programar quando o sistema de irrigação irá começar e parar, sendo possível utilizar sensores de umidade no solo e sensores de chuva para que a irrigação inicie automaticamente quando o solo estiver com um índice baixo de umidade ou se não estiver chovendo, garantindo assim, uma maior precisão na periodicidade da irrigação e assim economizando água.

 

Como Inovar

 

Como é possível colocar essas ideias em prática em minha casa? A domótica é para mim? É mais simples do que parece.

 

Se você pensou em alguma ideia que proporcione maior conforto em seu lar ou facilite a sua rotina, existem empresas especializadas na implementação de sistemas mais robustos de domótica, onde o projeto e um planejamento são essenciais para tornar sua casa inteligente da maneira que te proporcione a melhor experiência em seu lar.


Com o desenvolvimento da tecnologia e da automação, a domótica vem cada vez mais evoluindo, e o melhor, as possibilidades de aplicação cresceram também, então independentemente do local e do tamanho da área, com a ajuda de sensores e dispositivos inteligentes, a domótica veio para transformar ambientes.

 

Pense também:

Como a domótica pode facilitar o cotidiano? Quais ações eu realizo todos os dias em casa que poderiam ser automatizadas? Como posso trazer mais comodidade para a minha casa?

 

Pensou em alguma função para automatizar em sua casa?

 

A SELECT é bem-sucedida com o desenvolvimento de produtos tecnológicos e pode ajudá-lo com a sua ideia. Fale conosco!

Deixe um Comentário