Seu chuveiro elétrico está dando choque? Veja como solucionar

Quantas vezes já nos deparamos com a necessidade de utilizar uma toalha para desligar o chuveiro elétrico após o banho a fim de evitar choques? 

 

Parece uma prática comum, mas ao ignorarmos o problema, ele pode se transformar em um risco grave. Por isso, continue a leitura para descobrir como solucionar o choque do seu chuveiro elétrico!

 

Por que o meu chuveiro está dando choque?

 

Para compreender a origem do choque, é necessário entender como o chuveiro funciona. Dentro dele, há uma resistência que recebe uma tensão elétrica, gerando calor através do “Efeito Joule”.

 

A água que passa pelo chuveiro entra em contato direto com essa resistência. Embora a água, por si só, não conduza eletricidade, a presença de sais minerais a transforma em um condutor elétrico eficaz. 

 

Assim, parte da corrente que passa pela resistência escapa para a água e flui por todo o chuveiro. 

 

A corrente elétrica sempre escolhe o caminho mais fácil para fluir, um corpo molhado possui pouca resistência e alta condutividade, por isso ocorre com frequência essas fugas de corrente quando encostamos no registro após o banho.

 

Posso morrer ao levar um choque do chuveiro elétrico?

 

Sim, é possível, mas calma que as chances são muito baixas. Para se ter ideia, a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) publicou um anuário onde contabilizou os maiores causadores de choques elétricos fatais em 2022.

 

Dentre o anuário, os eletrodomésticos causaram 52 mortes, tendo como maior vilã a geladeira (16 mortes), seguida da máquina de lavar (13 mortes). E se você estava preocupado com o chuveiro elétrico, pode ficar tranquilo, pois os acidentes fatais são tão raros que praticamente não se teve estudo sobre o tema.

 

Porém, mesmo com riscos baixos, esses choques são bem irritantes, então bora aprender como consertar esse problema?

 

Como resolver o problema com choques no chuveiros?

 

Quando ocorre um choque, seu corpo realizou a função do aterramento, pois a corrente elétrica flui do maior para o menor potencial. Com um sistema de aterramento, que possui potencial próximo a zero, a corrente de fuga é dissipada, garantindo a proteção de usuários e equipamentos contra descargas elétricas.

 

Então a solução deste problema é simples, basta ligar o cabo terra (verde ou verde com tarja amarela pela norma NBR 5410/2004) do seu chuveiro no sistema de aterramento da sua residência.

 

O aterramento é de extrema importância quando falamos em projetos ou instalações de equipamentos elétricos, pois ele é um sistema de proteção, que direciona as eventuais correntes de fuga para à terra.

 

Porém, apesar de simples, certifique-se de fazer isso com segurança. O recomendado é que o sistema de aterramento seja projetado por um especialista, como engenheiros eletricistas, e sua instalação seja realizada por um técnico.

 

Quer saber mais sobre eletrodomésticos? Confira: Os 7 aparelhos domésticos que mais consomem energia

 

Não ignore esse problema! Proteja-se e aprenda a solucionar esse risco imediatamente. Sua segurança em primeiro lugar! Se deseja realizar um aterramento em sua residência, entre em contato com a SELECT!

Deixe um Comentário